No final da tarde desta terça-feira, durante sessão plenária do Legislativo de Santa Maria, antes do início do recesso parlamentar, os 21 vereadores aprovaram por unanimidade o projeto, de autoria do Executivo municipal, que prevê a ampliação do Hospital São Francisco de Assis e da área onde deve ser erguido o prédio de ampliação do futuro hospital da Unifra.
Unifra pede isenção de contrapartida em hospital
A alteração é condição para a construção do hospital-escola da Unifra, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Hoje, pela lei atual, não é permitido construções de mais de dois andares naquela área. A aprovação do projeto é mais um avanço para que o empreendimento possa ser erguido em formato vertical, com os seis andares previstos. Para a manhã desta quarta-feira, o presidente da Câmara, Sergio Cechin (PP), irá entregar o projeto à prefeitura.
Projeto é apresentado aos moradores da região
Construção do hospital da Unifra foi tema de discussão em audência pública
Agora, com o aval do Legislativo, o empreendimento ainda precisa da aprovação de órgãos ambientais. A Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) também deve se debruçar sobre o projeto.
Alguns moradores do bairro Nossa Senhora de Lourdes são contrários à construção do novo hospital. Eles alegam que o empreendimento coloca em risco a preservação ambiental.
Obra do hospital da Unifra divide opiniões
O complexo, uma vez concluído, deverá contar com um hospital-escola, um hospital materno-infantil e com unidades especializadas nas áreas de oncologia, cardiologia, neurologia, traumatologia e psiquiatria, totalizando 360 leitos.
Sessão foi em local improvisado
A sessão plenária, desta terça-feira, foi realizada no Plenarinho da Casa porque parte do prédio está alagado em decorrência da queda da estrutura metálica de uma loja sobre o telhado da Câmara.
O recesso parlamentar dos vereadores, que começou após o fim da sessão desta terça-feira se encerra em 4 de agosto. Neste período, a Câmara funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. Os gabinetes dos vereadores estarão fechados, nos próximos dias, porque muitos ainda estão alagados. Os reparos no prédio começarão nos próximos dias.
"